Impressão 3D de Casas e seus Benefícios


Utilizar a tecnologia básica pode causar desespero diário para alguns, os negócios estão mudando aos trancos e barrancos, com progressos sendo feitos em domínios de escolha e bastante inesperados. Com essas melhorias na tecnologia e o advento da impressão 3D, agora torna-se possível fazer uma construção - um desenvolvimento que causou alvoroço nos negócios de construção por várias razões, incluindo possíveis interrupções em várias cadeias de suprimentos internacionais.


Devido aos tipos mais complexos de impressoras, agora é possível imprimir itens como casas, roupas, acessórios, peças de reposição para aviões, carros e etc. Membros artificiais e órgãos internos também podem estar entre a lista mais recente de aplicações para impressão 3D. No entanto, não apenas esse método de fabricação revoluciona a maneira como os produtos em todo o mundo são fabricados, mas alguns dizem que pode até alterar a maneira como vivemos e até mesmo como nós construímos casas.


Alguns acreditam que as casas impressas 3D de baixo custo podem até ajudar a acabar com os sem-teto, e ainda de maneira ecológica. Então, como você você faria para imprimir uma casa? E quais são as possíveis implicações da impressão de casas 3D para a economia e o comércio internacional?


A tecnologia de impressão 3D para produção em menor escala já é relativamente antiga, as impressoras 3D para pequena escala estão disponíveis para o público, por consequência para o uso doméstico, já há muito tempo, assim como para empresas. O uso da impressão 3D para imprimir casas 3D está em outro patamar em questão de escala e tecnologia, imprimir casas exigirá impressoras de escala extremamente maiores, pois o tamanho do projeto e os materiais envolvidos implicarão no tamanho da impressora e no tipo de impressora 3D.


O que irá diferenciar as impressoras caseiras das utilizadas para a impressão de casas 3D é principalmente sua estrutura e material de trabalho, impressoras caseiras em geral utilizam materiais semelhantes ao plástico, enquanto as casas precisam ter mais estrutura, tornando o processo mais complicado. Um grande desafio é a durabilidade das construções impressas 3D, principalmente em regiões com clima severo, que sofram com condições como calor ou frio intenso, e até mesmo desastres naturais como terremotos e inundações. A tecnologia pode ser de grande ajuda para regiões em que desastres naturais ocorrem com frequência pois torna o processo de reconstrução mais ágil e também para regiões em desenvolvimento também pela rapidez no processo de construção das casas sem que seja necessário alto grau de instrução ou habilidade. A única coisa que será necessária é uma equipe qualificada para manusear os maquinários de impressão 3D, não será mais necessário contratar dezenas de milhares de pedreiros, e além disso a impressora 3D pode muito bem operar 24 horas por dia sem descanso.


O caminho a ser percorrido ainda é longo, quando atingirmos o nível da robótica estar acessível e relativamente barata para um número alto de indivíduos ela terá a capacidade de transformar a maneira com a qual a indústria opera. A Print It 3D está muito interessada nos avanços em infraestrutura que a impressão 3D pode proporcionar e por este motivo busca compreender e estudar o assunto mais afundo para que possa contribuir para os avanços da tecnologia e aplicação da impressão 3D.



Centro Empresarial de São Paulo CENESP
Av. Maria Coelho Aguiar, 215 - Jardim São Luís, São Paulo - SP, 05804-900
Igloo - Bloco F - 6° andar.

contato@printit3d.com.br